Quanto cobram os bancos para antecipar a restituição de IR

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou uma pesquisa junto aos principais bancos do Brasil para levantar as taxas de juros cobradas para efetuar a antecipação de restituição de IR. Segundo foi informado nas agências bancárias ouvidas pelo Idec, as taxas ficam entre 2,42% e 4,9% ao mês, em alguns casos se aproximando da média das taxas do crédito pessoal cobradas pelos mesmos bancos.

A antecipação de restituição de IR é uma das modalidades mais baratas de empréstimo, por ter como garantia a própria restituição do devedor. Em relação ao cheque especial, por exemplo, a taxa de juros se revela muito em conta. Porém, especialistas em finanças pessoais recomendam esse tipo de crédito apenas para quem quer substituir uma dívida mais cara por uma mais barata.

O Idec comparou as taxas de juros da modalidade com as médias das taxas de juros do crédito pessoal e do cheque especial de cada banco, informadas pelo Banco Central. Em todos os casos a taxa da antecipação de restituição de IR ficou abaixo da média da taxa cobrada no crédito pessoal, com exceção do Santander.

De acordo com o Idec, a taxa de 4,9% - maior do que a de 3,8%, média do crédito pessoal – foi informada como sendo o valor máximo de juros cobrados pela antecipação de restituição, mas que a cobrança seria variável de acordo com o relacionamento do cliente com o banco.

Contudo, de acordo com Luciano Benício, superintendente de empréstimos parcelados do Santander, a taxa de juros da antecipação de restituição de IR varia de 2,99% a 3,59%. “Essa taxa de 4,9% nada tem a ver com essa linha de crédito. Essa era a taxa máxima da antecipação de 13º salário praticada no ano passado, que hoje baixou para 4,69%”, diz Benício, que acredita que houve confusão da parte da pessoa que informou o dado à pesquisa. A taxa de 2,99% foi o percentual informado oficialmente pelo banco à reportagem recente de EXAME.com sobre essa linha de crédito.
« Voltar