Índice que reajusta o aluguel tem a menor taxa em 5 anos

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 0,62% em dezembro, número abaixo do esperado - a pesquisa Reuters estimava pelo menos 0,69% de aumento. A expectativa se deu devido à alta de 0,98% do mesmo índice no mês passado.


Com isso, o indicador fechou o ano com inflação de 3,69%, a menor desde 2009. O IGP-M é utilizado como referência para correção de valores de contratos, principalmente os que dizem respeito a valor de aluguel.


Indicadores


De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve alta de 0,63% neste mês. O índice mede a variação dos preços no atacado, correspondendo a 60% do índice geral. Em novembro, a alta tinha sido de 1,26%. Os produtos agropecuários, que compõem o IPA, tiveram alta de 1,23% em dezembro.


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu para 0,76% em dezembro e teve alta mais evidente no grupo de alimentação, que subiu para 0,85%. A alta teve como principal fator o aumento do preço da carne bovina.


Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve queda em novembro, com taxa de 0,25%. Em contrapartida, no decorrer de 2014 a alta foi de 6,74%, puxada pelos aumentos em mão de obra, materiais, equipamentos e serviços.

« Voltar