Inflação fecha 2014 abaixo do teto da meta

O índice oficial de inflação fechou 2014 em alta de 6,41%, abaixo do teto da meta do Governo, que era de 6,5%. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta foi impulsionada pelos valores dos alimentos, de serviços e de preços controlados, como o da energia elétrica. Apesar de ter fechado abaixo do teto da inflação, o número foi mais alto que em 2013 e o maior desde 2011, quando o aumento chegou a 6,5%.

IPCA


Em dezembro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) avançou em 0,78%, contra 0,92% acumulado no mesmo período de 2013. Na época, o indicador era pressionado pelo valor dos alimentos, da habitação e de despesas pessoais.


O que esperar de 2015?


Segundo a maioria dos especialistas, 2015 será um ano difícil para a economia brasileira. A fragilização dela vem com previsões de aumento no índice de desemprego, principalmente entre os jovens. Além disso, o dólar deve continuar em disparada.Nem mesmo a alta taxa de juros deve refrear a inflação, que vai continuar muito perto do teto, entre 6% e 5,4%, segundo especialistas.
« Voltar