Alta dos juros tem efeito positivo para os bancos, segundo o BC

O Banco Central (BC) divulgou o Relatório de Estabilidade Fiscal (REF) e, segundo o documento, o aumento nos juros nos últimos meses teve efeito positivo na rentabilidade da carteira de crédito bancário das instituições bancárias, apesar da opção de muitos bancos de atuar de maneira mais conservadora nesta vertente.

De acordo com o REF, muitos bancos optaram por limitar a expansão da carteira de crédito no segundo semestre do ano passado, dando preferência a outros negócios, como seguros, capitalização e previdência.


Repasse ao consumidor


Enquanto os bancos vivem um bom momento, o mesmo não pode se dizer dos usuários de serviços bancários, que sofrem com as persistentes altas nas taxas de juros.


O BC aumentou a Selic em 12,75% ao ano. Só desde setembro de 2014, o aumento na taxa foi de 1,75 ponto percentual. Isso fez com que os bancos repassassem os juros aos clientes.

 

Os juros básicos para pessoas físicas subiram de 49,2% para 52,6% em janeiro. O cheque especial atingiu seu maior patamar em 18 anos e, no cartão de crédito, as taxas podem chegar a 330% ao ano.

 

Sem risco

 

Em todas as simulações de estresse, que ocorre na piora das condições dos indicadores, o sistema bancário demonstrou ter capacidade para suportar os efeitos decorrentes de cenários adversos, assim como mudanças nas taxas de câmbio e de juros.

« Voltar